UNICA-parte02


AÇÕES - Projetos - ÁREAS TEMÁTICAS

A UNICALIVRE, por meio de um conjunto de ações de caráter educativo, cultural, pesquisa e sócio-ambiental, vem trabalhando , não apenas onde está instalada sua Sede e seu Campus Avançado, mas, de forma mais abrangente, em toda região, a fim de contribuir para a ampliação e a divulgação dos conhecimentos existentes sobre as questões relacionadas às suas linhas de ações e, em especial, ao meio ambiente.

As principais linhas de interesse para os trabalhos da UNICALIVRE são:

 Educação Ambiental

Com suas atividades educativas fundamentadas nas recomendações da Conferência de Tbilisi, corroboradas pela Rio/92, a UNICALIVRE desenvolve ações de  educação ambiental no ensino formal e não-formal, a fim de ampliar a participação ativa e interessada do cidadão na defesa de seus direitos elementares de cidadania.

No intuito de buscar constantemente novos métodos e técnicas de difusão de conhecimentos no campo sócio-político-ambiental, a UNICALIVRE conta com o trabalho conjunto e multidisciplinar de profissionais de áreas diversificadas de conhecimento para planejar e executar as ações de Educação Ambiental.

A UNICALIVRE, entre seus esforços educativos, visa atingir as cinco categorias básicas de objetivos que a educação ambiental deve atender, ou seja:

a) A consciência da problemática ambiental, ajudando o indivíduo a sensibilizar-se por tais questões;

b) O conhecimento, a ser adquirido a partir da diversidade de experiências e da compreensão fundamental do meio ambiente e de seus problemas;

c) O comportamento, no sentido de comprometer os indivíduos com uma série de valores, motivando-os de tal modo que passem a participar ativamente na melhoria e na proteção do meio ambiente;

d) As habilidades necessárias para determinar e resolver os problemas ambientais; e, finalmente,

e) A participação nas tarefas que tenham como objetivo a solução de problemas que afetem a qualidade do meio ambiente.

Parte-se da premissa de que a educação ambiental deve considerar a relação sistêmica das partes com o todo, entendendo o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e antrópicos, tecnológicos e sociais, envolvendo as questões econômicas, ecológicas, políticas, técnicas, histórico-culturais, morais e estéticas.

 Gestão Ambiental

Para a UNICALIVRE também é de fundamental importância tanto a ampliação como a difusão de conhecimentos relacionados à gestão do espaço urbano e Rural.

Por meio das experiências desenvolvidas pela cidade de Tubarão, em seu núcleo urbano e na periferia em seu cinturão verde, a UNICALIVRE busca consolidar, através de um processo de registro sistemático, as iniciativas de planejamento e as experiências de gestão que se desenvolvem nesta e em outras cidades, com o objetivo de criar um banco de informações que possa ser agregado a seu acervo técnico-científico, e servir como base para intercâmbio com outras instituições.

Outro aspecto que merece especial atenção é o desenvolvimento e emprego de novos métodos e tecnologias que fomentem o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a UNICALIVRE envida esforços a fim de aprofundar o conhecimento sobre os temas relacionados com a gestão do espaço urbano e rural, realizando projetos, pesquisas, cursos, palestras, encontros e seminários para discussão destas questões, repassando-os aos técnicos e profissionais interessados.

 Cultura

Buscando cumprir seu papel na área cultural, a UNICALIVRE desenvolve ações de reaproveitamento de resíduos industriais para a confecção de peças de arte, como o Projeto Mosaico, destinado a famílias de baixa renda. O objetivo deste Projeto é utilizar técnicas artísticas para despertar a consciência da reutilização de materiais descartáveis, unindo os princípios de educação ambiental, consumo consciente, cultura, pesquisa e desenvolvimento sustentável, nos quais tem sustentado os seus alicerces. Ainda na área cultural, a UNICALIVRE promove atividades de estímulo à leitura, por meio de contação de histórias, de dramatização/teatro, e de distribuições de livros, em parceria com outras instituições, a estudantes de escolas da rede pública.

 Conservação de Energia

A crise de abastecimento energético no Brasil tem revelado que a carência no setor é potencialmente crítica, isso faz aumentar a necessidade de campanhas para a diminuição do consumo de energia, sob um ponto de vista global, para que os mananciais energéticos não sejam exauridos, arrastando consigo danos irreparáveis ao meio ambiente.

A crescente necessidade que o homem moderno tem de energia revela a necessidade de buscar alternativas para a sua produção, porém, de forma que não agrida o ambiente em que vivemos.

O detalhamento desta questão permitirá a inserção de novos instrumentos de análise, para que se estabeleçam novas estratégias em todos os setores pertinentes da economia e da gestão urbana, de modo a se atingir níveis de consumo energéticos adequados à manutenção do desenvolvimento econômico. Logo, a produção de energia limpa a partir de recursos alternativos é fundamental para o desenvolvimento sustentável, aliando progresso com qualidade de vida.

 Controle da Poluição

A busca pela melhoria e manutenção da qualidade de vida das populações urbanas tem impulsionado estudiosos a uma visão do ambiente como uma unidade complexa, onde tudo está integrado, inter-relacionado e, para isso, trabalha a necessidade de o homem adotar uma atitude responsável.

Por estar inserida em uma região cujo contexto histórico de desenvolvimento revela a necessidade de maior intervenção para a redução dos impactos ambientais gerados pela extração e beneficiamento de carvão, pelos dejetos da suinocultura, pela cultivo de arroz, dentre outros, a UNICALIVRE cumpre um papel importante, onde propõe contribuir com a divulgação de questões relacionadas à poluição ambiental, estimulando o desenvolvimento de projetos de pesquisa que venham a aprimorar as técnicas aplicadas atualmente no seu controle, bem como no desenvolvimento de tecnologias alternativas que minimizem os impactos ao meio ambiente.

A UNICALIVRE, preocupada, também, com a formação técnica de recursos humanos nestas questões, busca promover cursos periódicos de atualização e aperfeiçoamento técnico a profissionais das mais variadas áreas de atuação.

 Tecnologias Alternativas

O crescimento acelerado de habitantes em centros urbanos exige que os serviços urbanos sejam estendidos a um número cada vez maior de pessoas, sem, com isso, aumentar os problemas de degradação ambiental, mas tornando imprescindível a ampliação de possibilidades alternativas de tecnológicas para esta finalidade.

Neste contexto, a UNICALIVRE estimulará a realização de trabalhos, estudos e pesquisas, cujos objetivos sejam descobrir soluções de infra-estrutura e serviços, mais adequadas às especificidades de tempo, de lugar e das características culturais das populações a que se destinam. Também são de fundamental importância as pesquisas, tanto bibliográfica quanto experimental, sobre tecnologias alternativas para oferta de infra-estrutura e serviços urbanos, principalmente no que se refere ao saneamento básico.

Este tema, com suas peculiaridades distintas, tende a estender-se para as áreas rurais, propiciando alternativas que auxiliem o homem do campo, em seus afazeres e cuja atuação pode levar a uma repercussões diretas sobre o meio ambiente.

 Recuperação de Áreas Degradadas

Na maioria das grandes cidades tornam-se cada vez mais reduzidos os espaços livres, destinados à implantação de áreas verdes ou de recreação. Nos centros urbanos, os espaços para áreas verdes ou lazer são extremamente importantes e, portanto, devem ser considerados no planejamento das cidades.

Devido à economia da região girar em torno da atividade carbonífera, é comum encontrar paisagens degradadas na periferia urbana, sejam pela extração, deposição, transporte ou transformação do carvão.

Buscar o devido monitoramento destas atividades geradoras de degradação, bem como a localização e a identificação de áreas degradadas, são fundamentais como fonte de subsídios para o planejamento urbano e a definição de estratégias de ação, visando à correta utilização desses espaços em benefício da população. Esta estratégia, além de contribuir para a recuperação dessas áreas por meio de implantação de espaços recreativos, é também uma maneira de se evitar que novas áreas sejam degradadas.

A UNICALIVRE busca colaborar com o poder público nesta área por meio do planejamento e execução de atividades de recuperação de áreas degradadas; do intercâmbio de experiências com outras cidades ou entidades que se dedicam ao tema; do treinamento de profissionais envolvidos neste tipo de atividade; e por meio de Estudos e Relatório de Impactos Ambientais.

 Fauna e Flora

Uma vez que o processo de utilização dos recursos naturais está diretamente relacionado às mudanças tecnológicas, econômicas e de organização social torna-se fundamental o planejamento e a gestão destes recursos naturais para que se atinja o desenvolvimento sustentável e para a sobrevivência das espécies.

A UNICALIVRE, por meio de estudos e pesquisas que visem à conservação da fauna e da flora rural e também urbana, prima por ações de conservação, manutenção, utilização sustentável, restauração e melhoria do meio ambiente. Neste sentido, as propostas estão voltadas ao estudo de indicadores biológicos de qualidade do ambiente.

 voltar

Untitled-42