UNICA-parte02


ARTIGOS/NOTÍCIAS

Água: Vamos preservar!
Recurso necessário à vida e recurso que se acaba

Profa. Nelma Baldin

Nenhum ser  vive sem água: nem os humanos, nem os animais, nem os vegetais.  60% do corpo humano adulto é formado de água. A água, portanto, é associada à vida.

O que é a água?

A água é um mineral composto de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, por isto a fórmula H² O.

A água circula por todas as partes do planeta e o caminho que faz chama-se Ciclo Hidrológico (o ciclo da água). O que faz a água se movimentar é o calor do sol que atua  dessa forma:

a) a água dos oceanos e mares, que é salgada,  evapora e  vai formar as nuvens;

b) as nuvens formadas pelo vapor da água são levadas pelos ventos para todos os continentes;

c) o calor do sol aquece as nuvens  que se derretem e transformam-se em chuvas. Como chuvas, as águas voltam  para a terra  e caem no solo, abastecem os rios, as águas subterrâneas e os lagos;

d) a água subterrânea abastece as nascentes e os lagos. E essas águas, depois, caem outra vez nos oceanos e mares, fechando o ciclo. E, daí, começa um outro ciclo, tudo novamente.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceder como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 30 de Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.
5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.
6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e diascernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o    consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Água já rende mais que petróleo e gás

Enquanto o número de pessoas sem acesso à água potável e saneamento básico no mundo não pára de crescer, a oferta desse recurso - essencial ao consumo, à saúde  e à produção - diminui cada vez mais.
Nada mais sintomático da escassez da água do que o aumento do seu valor no mercado.
É hora de deixar de lado o exagero da abundância e do gasto excessivo de água e de buscar adaptar o nosso dia-a-dia a essa nova realidade (existe pouca água – a água está acabando). Consumir água sem cuidado e em excesso aqui, significa contribuir para a falta dela ali - fazer do consumo um ato de solidariedade é a solução. Pode parecer pouco, mas se todos reduzirem o tempo dos seus banhos, limparem suas calçadas com vassoura e refletirem sobre suas atitudes para evitar o desperdício, o planeta ganhará fôlego rumo à sustentabilidade.

Onde está a água no planeta?      
Todo mundo sabe que o Planeta Terra é formado por muita água, mas... 97,5 % da água disponível está nos oceanos e mares. Portanto, é salgada. 2,493%  é água doce, mas se encontra nas grande geleiras ou são subterrâneas, com difícil acesso.
E, 0,007% é doce e é encontrada nos rios, lagos e na atmosfera e é de fácil acesso ao consumo humano e estão assim distribuídos: Rios e Lagos - 0,006%  e Atmosfera - 0,001%

Água Potável no Planeta é pouca - Planeta (oceanos e mares): 97,5%
geleiras: 23% 
água subterrânea (água doce líquida): 3%
água superficial (água doce): 3%
rios e arroios (água doce corrente): 68%

Por milênios a água foi considerada um recurso infinito. A generosidade da natureza fazia as pessoas acreditarem que os  mananciais de águas seriam inesgotáveis, abundantes e renováveis. Hoje, o mau uso, aliado à crescente procura  pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pela evidente falta  da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.

Principais Doenças Relacionadas com a Água

1) Por ingestão de água contaminada:

. Cólera
. Disenteria amebiana
. Disenteria bacilar
. Febre tifóide e paratifóide
. Gastroenterite
. Giardise
. Hepatite infecciosa
. Leptospirose
. Paralisia infantil
. Salmonelose

2) Por contato com água contaminada:
. Escabiose (doença parasitária cutânea conhecida como Sarna)
. Tracoma (mais frequente nas zonas rurais)
. Verminoses, tendo a água como um estágio do ciclo
. Esquistossomose
3) Por meio de insetos que se desenvolvem na água:
. Dengue
. Febre Amarela
. Filariose
. Malária
Cólera, febre tifóide e paratifóide são as doenças mais frequentemente ocasionadas por águas contaminadas e penetram no organismo via cutâneo - mucosa como é o caso de via oral.

Água Contaminada
A água é um poderoso solvente. Ela dissolve algumas porções de quase tudo com o que entra em contato.
Na cidade a água é contaminada por esgoto, monóxido de carbono, poluição, produtos derivados de petróleo e bactérias.
O cloro utilizado para proteger a água pode contaminá-la ao reagir com as substâncias orgânicas presentes na água, formando os nocivos trialometanos.
A agricultura contamina a água com fertilizantes, inseticidas, fungicidas, herbicidas e nitratos que são carregados pela chuva ou infiltrados no solo, contaminando os mananciais subterrâneos e os lençóis freáticos.
A água subterrânea também é contaminada por todos estes poluentes que se infiltram no solo, atingindo os mananciais que abastecem os poços de água de diversos tipos.
A água da chuva é contaminada pela poluição que se encontra no ar, podendo estar contaminada com partículas de arsínico, chumbo, outros poluentes e inclusive ser uma chuva ácida.
A indústria contamina a água através do despejo nos rios e lagos de desinfetantes, detergentes, solventes, metais pesados, resíduos radioativos e derivados de petróleo.

Formas de contaminação da água:
Uso de fertilizantes, inseticidas, nitratos, herbicidas e fungicidas utilizados nas plantações e que se infiltram na terra, atingindo os mananciais subterrâneos.
Detergentes, desinfetantes, solventes e metais pesados que são descarregados no esgoto (e muitas vezes nos rios) pelas indústrias.
Lixo e detrito que são jogados nos rios e lagos. Produtos derivados de petróleo que vazam e são arrastados pela água da chuva. Restos de animais mortos. Chuva ácida.

PROBLEMAS MAIS COMUNS NA ÁGUA
TURBIDEZ - A turbidez é a presença de partículas de sujeira, barro e areia, que retiram o aspecto cristalino da água, deixando-a com uma aparência túrbida e opaca.
GOSTOS E CHEIROS ESTRANHOS - Gostos e cheiros indesejáveis, como de bolor, de terra ou de peixe, são causados pela presença de algas, humus e outros detritos que naturalmente estão presentes nas fontes de água como rios e lagos.
COR ESTRANHA - A presença de ferro e cobre pode deixá-la amarronzada. Além do aspecto visual, essa água pode manchar pias e sanitários. A água que causa manchas pretas possui partículas de manganes.
CHEIRO DE OVO PODRE - Este cheiro é causado pela presença de hidrogênio sulfídrico, produzido por bactérias que se encontram em poços profundos e fontes de águas estagnadas por longos períodos.
GOSTO DE FERRUGEM/GOSTO METÁLICO - O excesso de ferro e de outros metais alteram o sabor e aparência da água. O sabor da água pode apresentar-se metálico, mesmo que visualmente a coloração esteja normal, pois a coloração enferrujada só aparece depois de alguns minutos em contato com o ar.
GOSTO E CHEIRO DE CLORO - O cloro é usado pelas estações de tratamento para desinfetar a água. Porém, a presença de cloro prejudica o sabor e o cheiro da água que vai ser utilizada para beber ou na culinária em geral.

A Água no Brasil       
O Brasil é o maior país da América do Sul e concentra 53% de toda a água existente no continente e também  abriga 12% da água superficial (potável)  de todo o planeta. Dono da maior bacia fluvial do mundo, o Brasil tem um índice de desperdício “assustador” de 40% (que é água potável jogada fora, sem recuperação).  
Ciente disto, o Ministério do Meio Ambiente  (em março/2006) apresentou à sociedade o Plano de Águas do Brasil. 
Elaborado ao longo dos três últimos anos, o Plano Nacional de Recursos Hídricos – PNRH define metas para o destino da água no Brasil até 2020. O documento se baseia na divisão hidrográfica brasileira para a elaboração de diagnósticos e definição de metas, programas de investimento e de educação ambiental. O PNRH também aponta a necessidade do uso sustentável da água em diversos setores, tais como indústria, agricultura, setor elétrico, saneamento e pelo próprio cidadão.
A falta de saneamento básico, juntamente com o uso inadequado da água na agricultura, considerada pela ONU a principal ameaça às reservas de água doce do planeta, aparecem no Plano como os principais causadores  da degradação dos recursos hídricos brasileiros. O Brasil, embora privilegiado em suas condições hídricas, vivencia situações de extremo contraste entre suas populações, como a da escassez de água no Semi-Árido (nordeste)  e de  abundância  na região Amazônica. O desafio de  fazer a gestão dos  recursos hídricos brasileiros, portanto, será uma tarefa bastante difícil e precisará contar com a participação de todos, governo e sociedade.

A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL
· O Brasil detém 12% da água doce superficial do mundo  (água potável).
· Os 70 % da água disponíveis para uso estão localizados na Região Amazónica.
· Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender a 93% da população.

SANEAMENTO BÁSICO
Saneamento básico  é o conjunto de medidas que buscam preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
O que o saneamento básico garante?
O saneamento  básico garante, ao homem:
· água de boa qualidade
· destino adequado aos dejetos

Que atividades estão incluídas no saneamento básico? 
No saneamento básico estão incluídas as seguintes atividades:
· abastecimento de água;
· coleta, tratamento e destino final dos resíduos líquidos – o esgoto;
· acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destino final  dos resíduos sólidos – o lixo;
· drenagem das águas das chuvas;
· controle de insetos e roedores;
· controle da poluição.

Porque devemos ter as sistemas de tratamento de esgotos no  saneamento básico?
A instalação dos sistemas de tratamento de esgotos (que faz parte da política do saneamento básico), propicia à municipalidade o controle das doenças, reduz a taxa de enfermidades como a cólera, esquistossomose, febre tifóide, tracoma, diarréia, etc.

Referências

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO NORTE.  Cartilhas sobre a água. Joinville: Univille, 2002, volumes 1, 2 e 3.

Textos e informações básicas disponíveis no sitio http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=aguaplaneta.htm 
Acesso: 15/07/2006


 voltar


Untitled-42